Coordenador de robôs e Operador de fábrica: quem contratará as fábricas do futuro
Reciclagem na Era do progresso tecnológico: novos desafios e oportunidades
Os avanços tecnológicos atuais têm um impacto significativo no mundo do trabalho, exigindo que os funcionários se adaptem e aprendam novas habilidades. De acordo com um estudo da McKinsey, mais da metade de todas as atividades de produção podem ser automatizadas, o que causa mudanças nos requisitos de mão-de-obra e levanta uma questão importante: quais habilidades serão necessárias no futuro e como as mudanças tecnológicas afetarão o campo profissional?
Para enfrentar com sucesso os desafios da mudança, são necessários dois tipos de adaptação: upskilling e reskilling. O desenvolvimento de habilidades envolve a obtenção de novas habilidades necessárias para realizar tarefas atuais. Enquanto a reciclagem requer o domínio de novas competências para desempenhar papéis diferentes ou completamente novos.
As necessidades de reciclagem são prioritárias para indústrias onde as operações físicas são de alta importância, como manufatura, transporte e varejo. De acordo com a McKinsey, o potencial de automação nessas áreas é 1,3 vezes maior do que em outros setores da economia.
O setor de manufatura, como líder absoluto em potencial de automação, é um exemplo claro dessa tendência. Com a tecnologia moderna, até 58% de todas as operações no setor de manufatura podem ser automatizadas. Isso é confirmado pela experiência de grandes empresas, como a General Electric, onde cada nova capacidade se torna mais automatizada do que a anterior.
No entanto, com a evolução da tecnologia, vem uma nova visão das profissões. Os papéis tradicionais estão mudando e as habilidades estão se tornando mais diversificadas. Assim, os trabalhadores precisarão não apenas de conhecimento técnico, mas também de competências de TI. Profissões aparentemente distantes da tecnologia estão se transformando: torneiros estão se tornando Programadores de máquinas-ferramentas CNC e economistas estão se transformando em cientistas de dados e especialistas em automação de processos de negócios.
As projeções preveem que essas transformações de pessoal continuarão e se intensificarão nos próximos anos. As profissões existentes "mudarão significativamente" sob a influência da tecnologia da informação, e as vagas se concentrarão em competências e habilidades de TI. Isso oferece aos trabalhadores novas oportunidades de crescimento e desenvolvimento, permitindo que eles se adaptem com sucesso ao mundo do trabalho em rápida mudança.